No dia 31 de julho passado, um turista austríaco quebrou alguns dedos do pé de uma escultura do século XIX, de Antonio Canova, depois de sentar-se na obra para posar para foto.
A obra “Paolina Borghese como Venus Victrix”, 1804-08, exposta no Museu Gypsotheca, em Possagno, norte da Itália, é o modelo original de gesso para a escultura em mármore de Paolina Borghese Bonaparte (1804), irmã de Napoleão Bonaparte.
A escultura em gesso sobreviveu à I Guerra Mundial, quando o museu foi atingido por bombardeio durante o Natal. Uma restauração de 2004 recolocou a cabeça decepada da figura e reparou danos ao tecido, mãos e pés, de acordo com o jornal la Repubblica.
A escultura em estilo neoclássico e de tamanho natural revive as antigas tradições artísticas romanas de representar os mortais disfarçados de deuses e retratar a forma feminina reclinada em um sofá.
Após a divulgação das imagens do circuito interno, o turista que danificou a escultura de Canova entregou-se às autoridades italianas.
Nada contra tirar fotos próximo a obras de arte, mas como é que alguém pode se sentar em uma escultura?
Antonio Canova é considerado o maior escultor neoclássico do final do século XVIII e início do século XIX. O Neoclassicismo, movimento artístico e cultural, buscou restabelecer a pureza e a harmonia da antiguidade clássica, após as obras excessivamente decoradas e com linhas contorcidas do Barroco e Rococó.
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1 Comment
Eue pergunto o que se passa na cabeça da pessoa de se sentar perto de uma obra de arte e danificar a mesma.