parallax background
 

“A arte permite nos encontrarmos e nos perdermos ao mesmo tempo”.

Thomas Merton,
em “Nenhum Homem é uma Ilha”



Sobre

Imagine um mundo sem arte. Sem música, teatro, dança, pinturas, filmes, obras literárias, esculturas, belas construções, monumentos e todas as outras manifestações artísticas. Sem Leonardo da Vinci, Chopin, as dez maravilhas do mundo. A vida seria absolutamente insípida sem a arte, pois é ela que decora, alegra e dá leveza a nossa existência.

É verdade que nenhuma manisfestação artística consegue tocar todas as pessoas e que não apreciamos arte do mesmo jeito. Mas é inegável que ninguém está imune a ela. A arte nos leva à plenitude do nosso ser, falando simultaneamente ao nosso intelecto, emoções, imaginação, intuição, memória e sentidos físicos, mas de forma única a cada um de nós.

Ela traz em si o poder de despertar nossa sensibilidade e evocar sentimentos que elevam o espírito e curam as dores emocionais. Como dizia Picasso “a arte lava da alma a poeira da vida cotidiana.”

A arte nos toca porque tira a escravidão do olhar, que se acostumou a ver o mundo de uma única forma, e nos possibilita reinterpretá- lo de formas distintas e variadas, nos levando a explorar mundos internos e externos desconhecidos. Ela nos ajuda a compreender e expressar o mundo, pois há verdades sobre a vida que só podem ser expressadas como imagens. Na maioria das vezes, ela fala o que as palavras são incapazes de explicar.

E ela tem sempre algo novo a dizer. A arte não envelhece. A mesma obra pode significar algo diferente a cada vez que nós a olhamos ou experimentamos e em diferentes momentos de nossas vidas.

Percebo a arte como algo que desperta, amplia, refina e restaura nossa humanidade. Ela me alegra, emociona, inspira e consola. A minha intenção é mostrar que a arte não está restrita a museus e universidades e nem é um assunto elitista. A arte está dentro de nós e pode ser percebida de formas variadas. A proposta do Arte até Você é resgatá-la de dentro de você, no seu aspecto mais abrangente. Eu o convido a explorar comigo este mundo de inspiração e encantamento.

 
 

A Autora

Carolina Horta é formada em História da Arte pela Universidade de Londres e tem cursos de especialização pela “Sotheby’s Institute of Art”. Ela é servidora pública federal e trabalha no exterior há quase nove anos. Atualmente, mora em Varsóvia, na Polônia; antes disso, morou em Londres por mais de seis anos. Morando há tantos anos na Europa, ela tem tido o privilégio de frequentar feiras, bienais, exposições e inúmeros museus, assim como ter acesso a um rico e extenso material sobre arte. Arte até Você é um projeto que nasceu de sua paixão pela arte e de sua vontade de compartilhar e fazer chegar essa paixão aos leitores, onde quer que eles estejam. Sua intenção é informar, inspirar e fazer com que mais pessoas se apaixonem pela arte.