Em 27 de julho de 1890, Vincent van Gogh, que vivia em uma pousada em Auvers-sur-Oise, na França, saiu, como sempre fazia, com uma tela para pintar. Naquela noite, ele voltou para a pousada com um ferimento fatal à bala. Ele morreu dois dias depois.
Há mais de 130 anos, estudiosos especulam sobre a sequência de eventos daquele dia, e, agora, Wouter van der Veen, diretor científico no Instituto Van Gogh, afirma ter descoberto uma importante peça do quebra-cabeça: o local exato onde Van Gogh criou sua última pintura: Raizes de árvores.
Van der Veen estava olhando alguns cartões postais centenários, quando se deparou com uma imagem que incluía troncos de árvores e raízes retorcidas ao longo da Rue Daubigny, uma estrada principal em Auvers-sur-Oise, a apenas 150 metros do albergue onde Van Gogh passou os últimos 70 dias de sua vida.
Van der Veen imediatamente notou a semelhança das raízes e dos troncos emaranhados e retorcidos da fotografia com as representações de Van Gogh em Raizes de árvores.
“Cada elemento desta pintura misteriosa pode ser explicado pela observação do cartão-postal e da localização: a forma da encosta, as raízes, a relação entre si, a composição da terra e a presença de uma face íngreme de calcário. O local também é consistente com o hábito de Van Gogh de pintar motivos em suas imediações”, explicou Van der Veen.
Cerca de 45 a 50 por cento das raízes e dos troncos retratados na pintura de Van Gogh ainda podem ser vistos no lugar. Ignorada por anos pelos moradores de Auvers, a colina agora tornou-se local de peregrinação para os fãs do pintor holandês. As autoridades tiveram de colocar uma estrutura de madeira para proteger o local.
A descoberta é relevante não apenas porque agora sabemos onde foi pintado o quadro, mas principalmente porque pode ajudar a entender melhor como Van Gogh passou seu último dia de trabalho. Por exemplo, a luz do sol pintada por Van Gogh no quadro indica que as últimas pinceladas foram feitas no final da tarde.
É verdade que ainda há muito mistério acerca da morte tão trágica de Van Gogh, mas essa descoberta traz mais informações sobre o curso daquele dia dramático que terminou em seu suicídio. Quem sabe um dia não se descobre tudo?!
1 Comment
Carolina, adorei saber mais essa história da vida de Van Gogh, onde foi pintado seu último quadro.
Gostaria de compartilhar com o grupo de Paris , mencionando seu nome se vc me autorizar. Obrigada!