parallax background

Exposição no Louvre celebra os quinhentos anos da morte de Leonardo da Vinci

Este ano, celebra-se o quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci; e o Museu do Louvre, em Paris, irá homenagear o grande gênio da Renascença italiana com uma fantástica exposição.

Esta data tem um significado especial para a França, pois Leonardo da Vinci morreu no Château du Clos Lucé, em Amboise, em 2 de maio de 1519, após ter passado os últimos três anos da sua vida trabalhando para o jovem rei francês, Francisco I, por quem foi contratado com o título de “primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do rei. E é por isso que um terço das pinturas do artista, incluindo a famosa Mona Lisa, pertence ao Louvre, pois foi comprada pelo rei e se tornou parte da coleção real.

A exposição será uma fantástica retrospectiva internacional, pois o Louvre pretende aproveitar a ocasião para reunir, em uma única exposição, as cinco obras de Leonardo da Vinci pertencentes ao museu a pelo menos outras quatro ou cinco obras do artista espalhadas ao redor do mundo. A exposição também incluirá uma extensa seleção de seus fascinantes desenhos, incluindo seus famosos projetos hidráulicos e ainda algumas esculturas.

Por questão de segurança, a Mona Lisa não poderá ser retirada da sala cheia de proteção na qual se encontra, mas o Louvre não informou ainda de que forma ela participará da exposição.

Ter a oportunidade de ver ao menos nove obras de Leonardo da Vinci em um único lugar será um grande privilégio. Por isso, se você estiver pensando em viajar a Paris, planeje ir entre 24 de outubro deste ano e 24 de fevereiro de 2020, para não perder a exposição de arte mais aguardada do ano e para a qual o Louvre vem se preparando há mais de dez anos.

As cinco pinturas de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre

 Leonardo da Vinci (Vinci, 1452 – Amboise, 1519)


 Última obra atribuída a Leonardo da Vinci

 

“Salvator Mundi” (1500), (Latin para “o salvador do mundo”), foi a última obra atribuída a Leonardo da Vinci. Em 2017, foi leiloada pela Christie’s, em Nova York, por mais de 450 milhões de dólares. Crédito de todas as imagens nesta página: Wikimedia Commons/public domain works of art

 

Atenção: Pela primeira vez, o Louvre vai exigir a compra antecipada de ingressos. Eles estão disponíveis para venda, pela internet, desde 18 de junho.

Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre, de 24 outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020. Aberto todos os dias das 9h às 18h, exceto terças-feiras; aberto quartas e quintas até às 21h45. Ingresso: 17€. (www.ticketlouvre.fr)

Carolina Horta
Carolina Horta
Carolina Horta é formada em História da Arte pela Universidade de Londres e tem cursos de especialização pela “Sotheby’s Institute of Art”. Ela é servidora pública federal e trabalha no exterior há quase nove anos. Atualmente, mora em Varsóvia, na Polônia; antes disso, morou em Londres por mais de seis anos. Morando há tantos anos na Europa, ela tem tido o privilégio de frequentar feiras, bienais, exposições e inúmeros museus, assim como ter acesso a um rico e extenso material sobre arte. Arte até Você é um projeto que nasceu de sua paixão pela arte e de sua vontade de compartilhar e fazer chegar essa paixão aos leitores, onde quer que eles estejam. Sua intenção é informar, inspirar e fazer com que mais pessoas se apaixonem pela arte.

2 Comments

  1. MAO disse:

    J’ai trouvé très bien que votre travail sur ce blog mérite que l’on s’y arrête merci
    En tous les cas j’aime et j’ai visité en long et en large

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *