Os verdadeiros pintores não pintam as coisas como elas são… eles as pintam como eles as sentem.
Os amantes de Van Gogh que pensam em ir a Paris este ano não podem perder a fantástica exposição digital imersiva sobre a vida e as obras de Van Gogh, que está sendo mostrada no Atelier des Lumières.
Utilizando-se de tecnologia para fazer o espectador se conectar ainda mais com a arte, as exposições imersivas estão se tornando a nova tendência em exposições pelo mundo.
Inaugurado em 2018, o Atelier des Lumières é o primeiro centro de arte digital especializado em exposições imersivas em Paris. Ele está localizado em um galpão de mais de 3 mil m², onde funcionava uma antiga fundição. Em suas exposições ou exibições imagens são projetadas no chão, nas paredes e em murais de até dez metros de altura.
No ano passado, a exposição imersiva foi sobre Gustave Klimt e, em fevereiro último, o museu digital inaugurou a exposição Van Gogh, a noite estrelada . Nessa exposição, obras como A Noite Estrelada, Girassóis, Lírios, Quarto em Arles e Os Comedores de Batata são projetadas em grande escala permitindo ao visitante ver em detalhes as pinceladas poderosas e expressivas do pintor sobre as camadas grossas de tinta. A medida que ele caminha e explora o espaço, ao som de uma trilha sonora temática, ele se depara, por exemplo, com imagens que lhe passam a ilusão da ondulação da água, da luz refletida sobre ela ou de gotas de chuva caindo. É possível tanto caminhar pelo espaço durante as projeções para ver como a experiência é diferente de cada lugar ou assistir às projeções de um único lugar, de pé ou sentado no chão ou em bancos espalhados pela exposição, ou mesmo deitado de costas. E como as pinturas são projetadas em 360 graus, tanto parado como andando, tem-se a sensação de estar dentro delas.
A exibição Van Gogh, a noite estrelada explora a imensa produção do artista holandês. Ela é construída através de um itinerário temático, apresentando desde as primeiras obras do artista até as da sua maturidade. Dessa maneira, é possivel perceber como o estilo de pintar do artista evoluiu, e bastante, ao longo dos anos, e como essa evolução reflete os diferentes estágios de sua vida.
Van Gogh tinha uma saúde física e mental frágil. E ele passou para cada uma de suas obras o seu estado psíquico e emocional. Então, um passeio por elas é também um passeio pelo mundo interno do artista.
Van Gogh, a noite estrelada é uma experiência multissensorial maravilhosa, que permite ao visitante mergulhar num mundo rico, colorido, dinâmico, no qual ele tem a impressão de quase conseguir tocar.
Atenção: o guiche de vendas fica aberto até às 15h, durante a semana, e fechado nos finais de semana. Por isso, é aconselhável comprar o bilhete on-line.
A projeção dura cerca de trinta minutos e é rodada o dia todo com apenas alguns minutos de intervalo. Você pode ficar lá e repetir a experiência, é claro. Eu fiquei!!
Mais sobre o artista
Vincent Van Gogh, nascido a 30 de março de 1853, é considerado um dos maiores pintores holandeses. Ele lutou contra uma doença mental e foi pobre e praticamente desconhecido ao longo de sua vida.
Por influência de seu contato com os Impressionistas e Neo-impressionistas, após mudar-se para Paris em fevereiro de 1886, o seu estilo passa por uma significativa transformação. Ele abandona os tons escuros, verdes e marrons, com os quais ele criava as pinturas realistas e passa a fazer o uso de cores – fortes e luminosas – com o intuito de expressar emoções, algo bastante inovador para a época. Foi durante esse período na Franca, que ele desenvolveu a sua técnica de pinceladas curtas, que se tornou a sua marca registrada. Por volta de 1889, suas pinceladas curtas evoluem para as pinceladas espirais e curvas, que se tornaram famosas em obras como A Noite Estrelada (Starry Night, 1889).
Van Gogh fazia uso da técnica do impasto, que é a aplicação de camadas bem espessas de tinta para que as marcas do pincel fiquem visíveis, o que dá textura, sensação de relevo, luz e sombra à pintura. Dizem que Van Gogh costumava aplicar as cores do tubo de tinta diretamente sobre a tela. Com essa técnica, ele criou obras dramáticas, expressivas, rítmicas e emocionais.
Com todas essas inovações, suas pinturas passaram a expressar muito mais do que a aparência do objeto. Elas expressam como o artista via o mundo diante dele com sua mente e coração.
Seu estilo de pintar teve grande influência em artistas e movimentos ao longo do século XX e, hoje, ele é considerado um dos grandes pintores da era moderna. As obras do artista, que viveu pobre e vendeu apenas uma pintura ao longo de sua vida, estão atualmente entre as mais caras do mundo.
15 Comments
Carol, é a Georgina. Lembra de mim? Que Boa ideia vc teve!!!! Levar a arte para todos!!!
Georgina, claro que me lembro de você!!!! 🙂 Feliz em te ver curtindo o Arte até Você!
Um grande beijo!
Carol
Carol, parabéns pelo projeto! Lindíssimo e rico em informações!!! Amo esse mundo das artes e estou adorando ter você como guia!
Fui recentemente nessa exposição e é emocionante entrar na obra de arte com todas as suas cores e sons!
Juliana, obrigada pela mensagem! Que bom te ver aqui! Você tem razão, essa exposição é emocionante! Mal posso esperar pela próxima!!!
Um grande beijo!
Carol
Que lindo o seu trabalho, Carol! Eu sei o quanto você é apaixonada pela arte e pela vida! Parabéns!🥰
Obrigada, Mari! Feliz de você estar curtindo!!!
beijos,
Carol
Carol, adorei seu trabalho! Viajei com vc na beleza das texturas e cores de Van Gogh. Entre tantos maravilhosos, Van Gogh é o meu pintor favorito; suas pinceladas carregadas de emoção sempre me emocionam. Parabéns pelo seu trabalho! Vou aguardar os próximos. Bjs
Muito obrigada, Sheila! Me alegra saber que você gostou! Van Gogh era realmente fantástico,. E essa exposição realmente nos emociona, pois entramos no mundo dele; dá para sentir a emoção com a qual ele se expressou em cada quadro mostrado.
Em breve terei novidades!
Bjs
Muito legal!! Adorei! Parabéns!
Obrigada, Verônica! Abs
Adorei! Parabéns!
Obrigada, Verônica. Logo mais publicarei um novo vídeo. Espero que goste!
Olá, Carol! Aqui é a Lorena, filha da Soninha. Estou encantada com seu trabalho. Muito lindo você compartilhar seu conhecimento e aprendizado conosco. Estou aprendendo muito e cada vez mais fascinada por esse mundo encantador que é o mundo das artes.
Beijos,
Lorena
Olá Lorena!
Obrigada pela mensagem! Fico feliz em saber que você está curtindo a página e mais ainda em saber que você também é apaixonada pelas artes!
Beijos,
Carol
Achei muito legal as imagens e os vídeos