O Atelier des Lumières, em Paris, é um centro de arte digital especializado em exposições imersivas. Em um espaço de 2 mil metros quadrados, imagens são mostradas nas paredes, painéis e até no chão, por 140 projetores.
Toda essa tecnologia faz da arte digital uma experiência de tirar o fôlego, pois o visitante não apenas observa, mas mergulha nas obras por completo, vivenciando cada detalhe.
Atualmente, o centro está exibindo a exposição Viagem ao Mediterrâneo, que oferece um percurso itinerante, do Impressionismo à modernidade, com uma imersão nas obras-primas de cerca de vinte artistas.
Mais de 500 obras, hoje espalhadas por todo o mundo, inundam o Atelier des Lumières com suas cores deslumbrantes e mostram como as personalidades artísticas desses pintores se revelaram no contato com essas paisagens marítimas, que lhes permitiram expressar toda a sua sensibilidade.
Em sete sequências e cerca de quarenta minutos, você é levado de uma corrente artística a outra: do impressionismo com Monet e Renoir, ao pontilhismo com Signac e Cross, passando pelo fauvismo com Camoin, Derain, Vlaminck, Marquet… sem esquecer Matisse.
A exposição imersiva também traça o fascínio de Bonnard e Dufy pelo Mediterrâneo e, finalmente, chega a um dos maiores coloristas da arte moderna: Chagall.
Eu estive lá, e, no vídeo acima, eu mostro para vocês.