parallax background
Exposição imersiva em Paris nos leva ao Mediterrâneo

O Atelier des Lumières, em Paris, é um centro de arte digital especializado em exposições imersivas. Em um espaço de 2 mil metros quadrados, imagens são mostradas nas paredes, painéis e até no chão, por 140 projetores.

Toda essa tecnologia faz da arte digital uma experiência de tirar o fôlego, pois o visitante não apenas observa, mas mergulha nas obras por completo, vivenciando cada detalhe.

Atualmente, o centro está exibindo a exposição Viagem ao Mediterrâneo, que oferece um percurso itinerante, do Impressionismo à modernidade, com uma imersão nas obras-primas de cerca de vinte artistas.


A partir da década de 1880, o Mediterrâneo passou a seduzir artistas, que passaram a se reunir ao longo da costa, de Collioure a Saint-Tropez. Foi então que desenvolveram uma nova concepção de luz e cor.

Mais de 500 obras, hoje espalhadas por todo o mundo, inundam o Atelier des Lumières com suas cores deslumbrantes e mostram como as personalidades artísticas desses pintores se revelaram no contato com essas paisagens marítimas, que lhes permitiram expressar toda a sua sensibilidade.

Em sete sequências e cerca de quarenta minutos, você é levado de uma corrente artística a outra: do impressionismo com Monet e Renoir, ao pontilhismo com Signac e Cross, passando pelo fauvismo com Camoin, Derain, Vlaminck, Marquet… sem esquecer Matisse.

A exposição imersiva também traça o fascínio de Bonnard e Dufy pelo Mediterrâneo e, finalmente, chega a um dos maiores coloristas da arte moderna: Chagall.

Eu estive lá, e, no vídeo acima, eu mostro para vocês.

Carolina Horta
Carolina Horta
Carolina Horta é formada em História da Arte pela Universidade de Londres e tem cursos de especialização pela “Sotheby’s Institute of Art”. Ela é servidora pública federal e trabalha no exterior há quase nove anos. Atualmente, mora em Varsóvia, na Polônia; antes disso, morou em Londres por mais de seis anos. Morando há tantos anos na Europa, ela tem tido o privilégio de frequentar feiras, bienais, exposições e inúmeros museus, assim como ter acesso a um rico e extenso material sobre arte. Arte até Você é um projeto que nasceu de sua paixão pela arte e de sua vontade de compartilhar e fazer chegar essa paixão aos leitores, onde quer que eles estejam. Sua intenção é informar, inspirar e fazer com que mais pessoas se apaixonem pela arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *